segunda-feira, 15 de março de 2010

Sub-20! A obrigação no Paranaense.

Para quem não sabe, a regra das equipes de ter no mínimo dois sub-20 está de volta, depois de um "curto" ano!
É um assunto polêmico, pois alguns concordam com tal regra, e outros já discordam! Mas é um bom assunto a ser abordado aqui, até para explicar o porque da Copagril ter jogado com dez na estréia do Paranaense. E será com dez que vamos terminar a primeira fase!

A regra é simples! Os times são obrigados a ter dois sub-20 no banco, caso o contrário só poderão relacionar dez para o jogo (com os sub-20 o máximo é doze), até o final da primeira fase, logo após doze jogadores de qualquer idade poderão ser relacionados.
Agora eu entro na seguinte questão.. Essa obrigatoriedade é algo favorável ou prejudicial ao futsal paranaense no geral?
Eu entendo perfeitamente que a intenção da federação é das melhores, querer ajudar as equipes a revelar bons nomes, querer ajudar o próprio estado a ter opções estaduais de contratações, porém eu acho prejudicial essa obrigação!
Vou pegar o exemplo mais recente, a da própria Copagril contra o Clevelândia.
Quem esteve no jogo viu que na arquibancada tinha bons jogadores "sobrando", e só não estavam relacionados devido a regra, que ocupou dois fantasmas no banco!
Ano passado foi melhor, se sobrava jogador era porque ninguém estava machucado/suspenso, mas caso o contrário raramente sobrava, porque abria duas vagas, sem a obrigação de ter os sub-20.
E o que o técnico pode fazer nessa situação? Ou relaciona somente um goleiro, correndo o risco do mesmo se machucar, ser expulso no jogo e de vez prejudicar o time. Ou cumpre a tal regra, mantendo dois sub-20 no banco e dificilmente usar-lo pois sinceramente, hoje em dia ver alguém com menos de 20 anos atuando em nível profissional no Brasil é coisa rara.
Mas simples, contrata dois e deixa no banco.. vai colocando aos poucos para pegar experiência !
Mas e aí? Simples assim mesmo? E o salário? Vale a pena pagar mensalmente para dois jogadores que dificilmente renderão o que o técnico quer (marcação, apoio e ataque)? Provavelmente os torcedores tacharão o técnico de queimar os prata-da-casa, provavelmente os o torcedores tacharão os próprios jogadores sub-20, e é aí que a questão aparece novamente, isso é a evolução do futsal?
Eu acho bem mais válido a federação paranaense dar chances aos sub-20 fazendo um campeonato, ou regional, ou estadual dos mesmo, dar um grande destaque a isso. Aí sim eles crescerão e terão oportunidades de verdade nos times profissionais, e não ficarão mofando no banco de reserva, tirando duas vagas de quem já está preparado. Até porque, se tiver algum sub-20 a nível profissional, com toda a certeza a equipe irá pegar, isso é óbvio!
Então eu concluo meu pensamento de que é prejudicial essa regra. É claro que respeito aos que pensam ao contrário, mas essa é minha opnião e resolvi expor para todos refletirem e discutir amistosamente o assunto.

Um comentário:

  1. Felipe, excelente reflexão, muito bem ponderada e correta, fico feliz que esteja mesmo se dedicando a arte de escrever, analisar e a corragem de expor teu ponto de vista de forma pública, isso demonstra conhecimento e confiança. Forte abraço e sigo acompanhando seus comentarios aqui ok!!!

    ResponderExcluir