terça-feira, 23 de março de 2010

Futsal Paranaense, o melhor?

Para muitos o futsal catarinense e gaúcho são de longe os melhores campeonatos estaduais de todo o Brasil. Mas até que ponto esse afirmação está correta?
Eu concordo que esses dois estados tenham as melhores equipes do Brasil, como Krona Joinville, Malwee Jaraguá, AFF Cortiana, ACBF, Atlântico de Erechim, Assoeva Venâncio Aires, Ulbra e outros. Porém não acho válido essa afirmação ser dita como correta, pois para mim (não como residente, torcedor, mas sim devido a alguns fatos) o estado que apresenta o futsal mais equilibrado, mais disputado é sim o paranaense!
Os fatos que eu digo são os seguintes, o catarinense por exemplo, as grandes equipes, como Malwee, Joinville, colocam o estadual em segundo plano sempre, pensam na Liga, e quando o calendário aperta, não pensam duas vezes de poupar os grandes jogadores como Falcão, Guina nos jogos estaduais para ter melhores condição de jogar a Liga. E a mesma situação para o campeonato gaúcho. Já no paranaense, equipes como Copagril, Umuarama e Cascavel que disputam tanto o estadual quanto a liga, poupam também é claro, pois todos estão sujeitos a desgastes, porém isso ocorre com muita pouca freqüência! Essas equipes sabem que são capazes de ir longe na liga, mas não "menosprezam" o estadual e vão com força máxima em ambos os jogos! Não estou dizendo que as grandes equipes gaúchas e catarinenses não ligam para os estaduais, mas eles sim não jogam com a mesma força que jogam na liga.
Outro fator é que, se pegarem o histórico de títulos do catarinense, verão que desde 1998 foram disputados doze vezes o estadual, e delas a Malwee ganhou em oito oportunidades. A mesma coisa no gaúcho, se não era a ACBF era a Ulbra e as vezes dava alguma "zebra", como Horizontina e Porto Alegre.
Já no paranaense o maior campeão é o São Miguel com quatro títulos, sendo o último desses em 2002. De lá pra cá quem mais conseguiu foi o Cascavel com três títulos seguidos e um vice, porém os campeonatos sempre sendo disputados de forma equilibrada e interessante.
Claro que ver Falcão, Lenísio, Guina, Tiago e cia jogar é sempre um atrativo a mais, porém quando não é clássico, os jogos de lá tendem a ser fáceis para as equipes grandes e o espetáculo chamado futsal se torna um tanto quanto"sem-graça".
Já no paranaense, as equipes grandes como Copagril, Cascavel, Umuarama sempre tem o risco de perder pontos em todos os confrontos, pois mesmo um Clevêlandia, Guarapuava, Marreco, Paranavaí (times considerados pequenos pela falta do caneco estadual, mas que no fundo são muito boas equipes) brigam de igual para igual e vão em busca do título até o fim.

Eu considero o futsal paranaense, por além de contar com grandes equipes, com ótimos jogadores, e um equilíbrio enorme entre os times, o melhor futsal do Brasil na atualidade!
E como isso é uma opnião minha, eu respeito a todos que pensam da mesma forma e os que pensam diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário