quarta-feira, 31 de março de 2010

Pré-Jogo - Palotina vs Copagril 01/04/10

A Copagril encara nessa quinta-feira (01) o seu maior desafio até o presente momento no estadual Série Ouro, a forte equipe do Palotina Futsal.
Jogando em casa a equipe de Palotina é adversário a ser batido por qualquer equipe, tanto que o Umuarama caiu diante a mesma pelo placar de 2x0. Afirmo que esse vai ser um baita jogo, com reais 50% de chance de vitória para cada equipe.
As equipes tem toda as motivações possíveis para sair com o resultado positivo, pois ambas equipes lutam pela liderança e por 100% de aproveitamento. Caso Palotina vença, além de empatar em numero de pontos com a Copagril e Cascavel, terá mais um jogo para fazer, pois tem um jogo a menos, conseqüentemente terá a chance de passar a Copagril e bater um adversário direto ao titulo.
Elenco Palotina:
Goleiros:
Dauro, Rogério Paulista, Jean
Fixos:
Lúcio, Dio, Mudo
Alas:
Guilherme, Paulinho, Leandro, Gleyson, Lucas, Osmar, Renan
Pivôs:
Juninho, Thiago

A Copagril pode sair de Palotina com o resultado positivo se conseguir segurar um cara sem esquecer dos outros... Gleyson. O ex-Copagril é um grande jogador, com boa técnica e ótima força física, principalmente seu chute que é literalmente um canhão. Outro que a Copagril tem que se "preocupar" é o goleiro Rogério Paulista, que no Palotina tem história e pega muito.
Mesmo jogando com a torcida contra, a Copagril pode derrotar Palotina se jogar o seu melhor, e não o suficiente, pois é uma equipe que quer ser campeã e para isso tem que vencer fora independente do adversário.
Eu imagino que a Copagril vá para jogo com a seguinte formação:
Baranha (?Léo Oliveira)*
Renan
Gadeia
Rafael
Marquinhos

Só tenho dúvida em relação ao goleiro, pois Baranha ainda não jogou em casa, e se continuar um jogo cada um, será pouco os jogos que ele fará em Rondon, então tem chances do Léo jogar novamente para que o Baranha possa ter a sensação de jogar com a maravilhosa equipe rondonense.
Se o goleiro reserva novamente for o sub-20 Cabeção, o professor Xavier poderá levar onze jogadores, sendo praticamente toda a equipe do jogo passado, só a saída de algum ala, Edu ou Betinho quem sabe, para a volta do Felipe, e também talvez a saída do Chico ou do Dilvo para a volta do Marquinhos. Fora isso a equipe vai completa.
Palotina costuma jogar sempre puxando das alas para o meio (ou vice e versa), principalmente com o Gleyson vindo das costas do marcador para puxar a marcação e assim abrir espaço, por isso é bom cuidar com essa jogada. E a Copagril em nenhum momento deve dar a chance do Palotina de ter alguma falta perto da grande aréa, ou de penâlti/tiro-livre, pois o Gleyson coloca a redonda lá dentro.
Mas apesar dos pesares, eu acredito em uma vitória da Copagril, talvez uns 4x3, 3x2, talvez um empate.

domingo, 28 de março de 2010

Entrevistas - Dilvo (27)

Nessa edição da Entrevistas, trago a vocês uma entrevista feita com o nosso pivô Dilvo! Confira logo a baixo!

1- Dilvo, assim como fiz na entrevista passada, gostaria de saber em quais equipes você já atuou, se possível de que ano a que ano você atuou nas mesmas!
Categorias de base Sadia-Concórdia até 2003/ 2003 – Joaçaba Futsal/ 2004 – Banespa – SP/ 2005 - Banespa – Sp/ 2006 – Apti/Chapecó/ 2007 – RCG/Garça /Agosto de 2007 e 2008 Cascavel futsal /2009/10 Copagril.

2- Para todos que tem uma imagem de você devido ao futsal que jogava no Cascavel, hoje você se considera em um momento pior a qual estava no Cascavel? E o que você atribui a isso?
Realmente tive uma mudança quando vim para a Copagril, perdi peso, e tive que me adaptar a um esquema de jogo um pouco diferente, mas nada que viesse a me prejudicar, hoje estou bem mais tranqüilo e habituado ao esquema de jogo e com certeza esse ano poderei render o meu melhor.

3- No fim do ano passado, boatos correram que você tinha uma boa proposta para retornar ao Cascavel, e devido ao fato de você ter uma boa relação com a torcida de lá, as chances disso acontecer seriam boas, mas não aconteceu.. O que levou você a ficar?
Realmente houve uma conversa, mas em conversa com a diretoria e com o Marquinhos Xavier havia o interesse em que eu ficasse e foi o que aconteceu, até porque tenho muito que mostrar ainda com as cores da Copagril.

4- Comparando seus tempos de Cascavel e outros times, o ano passado você não teve o mesmo desempenho, a mesma média de gols, sei que você sempre trabalhou duro para isso, mas acredita que esse ano você possa ser o homem gol da Copagril tanto no estadual quanto na liga?
Com certeza, trabalho sempre visando o melhor pra equipe e pra mim, como falei outras vezes a gente não desaprende a jogar, então tenho a certeza que com muito trabalho e dedicação tudo vai dar certo e poderei dar muitas alegrias a nossa torcida.

5- E sobre a bela cidade de Marechal Cândido Rondon, já se acostumou ou ainda sente algumas dificuldades?
Já estou acostumado, tanto eu como minha família, minha filha já esta estudando, minha esposa está trabalhando, estamos muito felizes e adoramos a cidade.

6- Para você, qual foi o seu maior momento em sua carreira como atleta profissional?
Gols em finais sempre nos marcam, em 2003 no quadrangular decisivo do estadual juvenil fiz 8 gols, ficamos com o título, na final do paulista em 2004 fiz um gol também e ficamos campeões, os 5 gols da final de 2007 também marcaram, pela Copagril aquele gol contra a UCS Cortiana no final do jogo também ficou guardado com muito carinho na memória.

7- Você acredita que a equipe da Copagril esse ano vá mais longe, ou que cairá mais cedo em relação a liga nacional do ano passado?
Com certeza faremos um bela campanha na liga nacional, estamos com um time muito bom e bem treinado, se mantermos os pés no chão buscando um objetivo de cada vez podemos sonhar com algo mais grandioso, quem sabe uma final.

8- Já sobre o Estadual, quais equipes você acredita que vão brigar de igual com a Copagril pelo título?
Umuarama, Cascavel, Foz futsal, é complicado falar, citei essas porque estão na liga, mas o nível do paranaense está muito alto, são todas equipes boas, com condições de lutar pelo titulo, quem estiver mais preparado será o campeão e espero que sejamos bi-campeões.

9- Dilvo, deixe aqui uma mensagem para a torcida rondonense, o que ela pode esperar de você e da equipe para esse ano!
Primeiramente agradecer ao apoio que a torcida tem nos dado, e prometer que darei meu sangue pra dar muitas alegrias a torcida, não somente eu mas toda nossa equipe, lutaremos com todas as forças pra que toda Marechal Cândido Rondon tenha muito orgulho da nossa equipe.

sábado, 27 de março de 2010

Pós-Jogo - Copagril vs Marreco 27/03/10

Em dia de Betinho e Léo Oliveira, a Copagril jogou bem e conseguiu merecidamente os três pontos ao derrotar a boa equipe do Marreco de Francisco Beltrão pelo placar de 5x1.
Os gols foram anotados pelo pivô Chico Paulista e pelos alas Gadeia e Betinho (3x).
A Copagril iniciou o jogo com tudo, e com menos de trinta segundos já havia colocado duas bolas na trave com o fixo Renan. Mas mesmo com a pressão exercida pela equipe rondonense, o time de Beltrão soube se defender e anular o ataque da Copagril, fazendo o goleiro Barbosa pouco trabalhar. Mas apesar de se focar na defesa, a equipe do Marreco quando chegava ao ataque sempre mostrava perigo, principalmente com Canhoto e Alex Maranhão, que fizeram Léo Oliveira fazer ótimas defesas e segurar o empate. E foi somente aos seis minutos restantes para o fim do primeiro tempo que a Copagril abriu o placar, com o ala Betinho que acabará de retornar a quadra, após ótima tabela entre Rafael e Gadeia. Ainda no primeiro tempo, Chico Paulista marcou seu primeiro gol em competição oficial e garantiu a vitória parcial.
Já no segundo tempo a equipe do Marreco voltou buscando mais o ataque e forçou marcação adiantada. E o resultado deu certo, pois Ronaldo, jogador experiente descontou depois de bate-cabeça do sistema defensivo da Copagril. Mas a alegria da equipe de Beltrão durou pouco, pois essa foi a único bola que iria passar pelo arqueiro de Léo Oliveira, que vivia uma noite simplesmente extraordinária.
Mesmo com a insistência da equipe beltronense, foi a Copagril que marcou mais vezes e com Gadeia e Betinho (2x), a equipe rondonense fechava o jogo com o placar de 5x1.

Resumo: Como eu havia dito no Pré Jogo, a equipe de Beltrão veio disposta a lucrar os três pontos, e apesar do resultado fez Léo Oliveira ser o homem do jogo, pois sempre que atacou, levou perigo a meta rondonense.
A equipe beltronense jogou o jogo dela certinho, se defendeu bem e atacou sempre com qualidade! Porém a Copagril era superior em todos os aspectos, conseguiu anular bem o Serrão e Alex Maranhão, fazendo assim a equipe do Marreco não ter tanta qualidade ofensiva.
O ritmo do jogo foi ditado pela Copagril, exceto pelos minutos finais quando o Marreco buscava alguma coisa com o goleiro linha! As duas formações da Copagril atacou e defendeu com qualidade, mostrando que o elenco da Copagril tem nível para atuar contra qualquer time.
Achei um bom jogo, pois o adversário era melhor que os anteriores, e ficou claro que a Copagril aos poucos está se ajeitando em quadra, principalmente os reforços, que ainda estão se adaptando ao estilo de jogo do professor Xavier.

Homem do Jogo: Léo Oliveira, com certeza! Fez defesas extremamente difíceis e segurou a força ofensiva do Marreco. Mas também quero parabenizar o ala Betinho pelo seu hattrick e ótimo jogo, e o Chico Paulista pelo seu gol categórico e ótimas jogadas individuais!

sexta-feira, 26 de março de 2010

Pré-Jogo - Copagril vs Marreco 27/03/10

A Copagril volta a jogar amanhã (27) em casa pela Série Ouro contra a boa equipe do Marreco de Francisco Beltrão, que em dois jogos disputados perdeu um (contra Cascavel 4x3) e venceu o outro (diante Clevelândia, 4x1).
Já a Copagril mantém 100% de aproveitamento, pois bateu Clevelândia e a equipe de Telemâco Borba. Porém ao "contrário" das últimas partidas, a equipe rondonense terá um desafio e tanto pela frente, pois a equipe do Marreco é um time muito bem postado em quadra e que com certeza vem a Rondon de olho nos três pontos!
A equipe beltronense tem no elenco os seguintes jogadores:
Felipe, Barbosa e Eder (goleiros)
Serrão e Ronaldo (fixos)
Fio, Emerson, Pretinho, Maranhão, Serguinho, Canhoto e Linguiça (alas)
Maycon e Erickon (pivôs)

O grande ponto forte do Marreco é a velocidade exercida pelos alas, e também a experiência e habilidade do fixo Serrão, que pra mim foi a melhor contratação da equipe beltronense para a competição!
Também afirmo que esse jogo vai ser difícil e que a Copagril só vai ganhar se merecer, além de que esse vai ser o jogo mais complicado para a equipe rondonense até agora na competição!
A equipe do Marreco vai começar segurando as pontas lá atrás, vendo como a Copagril vai ir para o jogo, assim se não levar um gol logo de inicio a equipe de Francisco Beltrão vai equilibrar o jogo e atacar de igual.
Porém a equipe da Copagril tem tudo para sair com uma nova vitória, e se controlar o jogo, pode fechar o jogo com um placar tranquilo, até porque o professor Xavier poderá contar com todos os atletas, inclusive o Dyego que estava lesionado e ainda é dúvida, mas já tem condições de atuar pelo menos um pouco.
Eu acredito que devido ao revezamento, o professor Xavier leve a jogos os seguintes atletas: Léo, Baranha, Renan, Jorge Mário, Gadeia, Rafael, Betinho, Felipe(Edu ou Dyego), Dilvo e Chico. E que a equipe saia jogando com
Léo Oliveira
Renan
Gadeia
Rafael
Chico Paulista (Dilvo)

Resumo: A equipe de Beltrão vem atrás dos três pontos, mas terá que suar muito a camisa para conseguir tal feito! Tem como ponto favorável a velocidade do time, principalmente pelas alas, além da experiência e habilidade do Serrão. Não é uma equipe de jogar toda recuada atuando até mesmo fora de casa, por isso haverá espaços para a Copagril poder aproveitar!
Já a Copagril conta com o elenco todo, além de jogar em casa e a "bronca" do professor Xavier devido ao último jogo. Se a Copagril jogar certo, fechar os espaços e anular principalmente as subidas dos alas e do Serrão, não terá dificuldades para vencer o Marreco. Acredito na vitória da Copagril por uns 4x2, 5x2..

quinta-feira, 25 de março de 2010

Copagril recebe o Marreco Futsal neste final de semana.


A equipe da Copagril/Faville/Dalponte/MCR Futsal continua treinando forte para o jogo do próximo sábado pela terceira rodada do Campeonato Paranaense de Futsal Série Ouro.
Baseado na atuação insatisfatoria do time no jogo contra o Aquarius de Telemânco Borba no dia 19/03, o técnico Marquinhos Xavier intensificou os treinamentos dessa semana em preparação para o jogo do dia 27/03 quando recebe o Marreco Futsal de Francisco Beltrão.
Para este jogo o comandante da Copagril/Faville/Dalponte/MCR Futsal terá o plantel completo a sua disposição, mas somente 10 atletas serão relacionados.
Os ingressos para o jogo Copagril x Marreco Futsal que acontece dia 27/03 as 20:00 hs no Ginásio Ney Braga ja estão a venda nos locais de costume.
Os valores dos ingressos são:
Antecipado:
R$ 5,00 Geral
R$ 2,50 Estudante
Na hora:
R$ 7,00 Geral
R$ 3,50 Estudante

Por:

Juviane Rodrigues Borgmann

Assessoria de Imprensa Copagril

Cooperativa Agroindustrial Copagril

Fone: (45) 3284-7630

Celular: (45) 9941-3313

Site: www.copagril.com.br

terça-feira, 23 de março de 2010

Futsal Paranaense, o melhor?

Para muitos o futsal catarinense e gaúcho são de longe os melhores campeonatos estaduais de todo o Brasil. Mas até que ponto esse afirmação está correta?
Eu concordo que esses dois estados tenham as melhores equipes do Brasil, como Krona Joinville, Malwee Jaraguá, AFF Cortiana, ACBF, Atlântico de Erechim, Assoeva Venâncio Aires, Ulbra e outros. Porém não acho válido essa afirmação ser dita como correta, pois para mim (não como residente, torcedor, mas sim devido a alguns fatos) o estado que apresenta o futsal mais equilibrado, mais disputado é sim o paranaense!
Os fatos que eu digo são os seguintes, o catarinense por exemplo, as grandes equipes, como Malwee, Joinville, colocam o estadual em segundo plano sempre, pensam na Liga, e quando o calendário aperta, não pensam duas vezes de poupar os grandes jogadores como Falcão, Guina nos jogos estaduais para ter melhores condição de jogar a Liga. E a mesma situação para o campeonato gaúcho. Já no paranaense, equipes como Copagril, Umuarama e Cascavel que disputam tanto o estadual quanto a liga, poupam também é claro, pois todos estão sujeitos a desgastes, porém isso ocorre com muita pouca freqüência! Essas equipes sabem que são capazes de ir longe na liga, mas não "menosprezam" o estadual e vão com força máxima em ambos os jogos! Não estou dizendo que as grandes equipes gaúchas e catarinenses não ligam para os estaduais, mas eles sim não jogam com a mesma força que jogam na liga.
Outro fator é que, se pegarem o histórico de títulos do catarinense, verão que desde 1998 foram disputados doze vezes o estadual, e delas a Malwee ganhou em oito oportunidades. A mesma coisa no gaúcho, se não era a ACBF era a Ulbra e as vezes dava alguma "zebra", como Horizontina e Porto Alegre.
Já no paranaense o maior campeão é o São Miguel com quatro títulos, sendo o último desses em 2002. De lá pra cá quem mais conseguiu foi o Cascavel com três títulos seguidos e um vice, porém os campeonatos sempre sendo disputados de forma equilibrada e interessante.
Claro que ver Falcão, Lenísio, Guina, Tiago e cia jogar é sempre um atrativo a mais, porém quando não é clássico, os jogos de lá tendem a ser fáceis para as equipes grandes e o espetáculo chamado futsal se torna um tanto quanto"sem-graça".
Já no paranaense, as equipes grandes como Copagril, Cascavel, Umuarama sempre tem o risco de perder pontos em todos os confrontos, pois mesmo um Clevêlandia, Guarapuava, Marreco, Paranavaí (times considerados pequenos pela falta do caneco estadual, mas que no fundo são muito boas equipes) brigam de igual para igual e vão em busca do título até o fim.

Eu considero o futsal paranaense, por além de contar com grandes equipes, com ótimos jogadores, e um equilíbrio enorme entre os times, o melhor futsal do Brasil na atualidade!
E como isso é uma opnião minha, eu respeito a todos que pensam da mesma forma e os que pensam diferente.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Entrevistas - Betinho (11)



Recentemente eu fiz uma entrevista com o nosso ala camisa 11 Betinho. Siga a entrevista a baixo:

1- Quais foram os times que você já atuou no cenário do futsal profissional? (se lembrar, de que ano a que ano você atuou nos respectivos times?)
Eu estou indo para a minha Sétima Liga Nacional, por incrível que pareça pelo sétimo time diferente, mudei de time às vezes por opção minha e outras por opções deles (risos), atuei pela Caldense/MG em 2004, Joinville/SC em 2005, Unisul/SC em 2006, Atlântico de Erechim/RS em 2007, Minas/MG em 2008 e em Garça/SP em 2009 .

2 - E qual deles se sentiu mais realizado, feliz em jogar? E esse time foi o que você conquistou mais titulos? Quais foram? E se não foi, qual foi?
Teve dois , em Joinville fui muito bem pois cheguei a seleção catarinense, conquistei os jogos abertos em cima da Malwee, fui pré selecionado para a Seleção Brasileira mas não cheguei a ser convocado, e em Erechim onde fui muito bem, também fiz um ótimo ano, acabei fazendo 17 gols na liga futsal e gostava da cidade e das pessoas de lá, pois fiz muito amigos o quais converso até hoje.

3- Como e por que você decidiu ser jogador de futsal? Quando o fez, tinha espectativas de se tornar o grande jogador que é hoje?
Deve estar no sangue já, meu pai e meu irmão mais velho foram jogadores profissionais no campo, e meu irmão foi profissional no salão também, então desde pequeno ia assistir ele jogar e aprendia um pouco, com 7 anos entrei para uma escolinha de futsal e de lá pra cá não conseguir mais parar (risos).

4- Seleção brasileira é o sonho de todos os atletas, de qualquer modalidade.. você se vê chegar na seleção atuando pela Copagril?
Então como tinha tido já cheguei a ser pré selecionado, e vivia uma expectativa muito grande, claro que sonho sim, acho que todos sonham, mas não tanto igual antes, estou realizado aqui na Copagril e vou tentar fazer o melhor ano possível, se eu for para seleção ótimo, mas se não for, espero ser lembrado pela Copagril e pela comunidade de Rondon toda.

5- O que te fez assinar com a Copagril? Pretende renovar independente das conquistas ou não? Gosta da cidade tranquila que é Marechal ou prefere o agito de uma cidade maior?
Eu tinha propostas até melhores perto da minha familia, mas todos escutam falar muito bem daqui pela seriedade e comprometimento que tem a Copagril, e tenho muitos amigos aqui que joguei em outras equipes, como é o caso do Rafael, Léo Oliveira, Marquinhos, Felipe e Danilo Pulga, isso facilitou muito. Sobre a renovação, isso acho que depende de mim né, se eu for bem aquii tem grandes chances de isso acontecer, mas já falei para o Eduardo(supervisor) que não quero sair mais daqui por nada, espero fazer historia aqui, como por exemplo o Jorge Mário. Eu sempre preferi cidades pequenas, ainda mais depois que nasceu o meu filho Matheus, muito mais fácil para criar e eu estou muito feliz em Marechal, muito feliz com a cidade e com as amizades que fiz nela.

6- A Copagril até por ser a atual campeã estadual é favorita ao BI, quais equipes você vê brigar de igual com a equipe rondonense esse ano?
Acho que as que jogam a liga né, devido ao investimento que fez e pelas contratações, mas as outras também tem jogadores bons e conhecidos, e precisamos ter cuidado.

7- E na liga? Dá pra dizer que a Copagril pode chegar em uma eventual decisão, ou que ainda não está a nível disso?
Se você for ver nos últimos anos as equipes que foram campeãs da liga sempre manteve uma base, por isso acho que a Copagril tem sim condição de chegar muito mais longe do que o ano passado, o introsamento conta muito na Liga Nacional, espero que a gente chegue o mais longe possivel que é a final, acredito nisso.

8 - Betinho, deixe aqui um recado para o torcedor rondonense, o que podemos esperar tanto de você, quanto da equipe esse ano.
Bom, primeiro quero agradecer a torcida e a cidade por me receber tão bem, eu e a minha familia, não tem preço você ser reconhecido e elogiado na rua, mas não quero ser lembrado como um jogador que só dribla, quero ser lembrado por ser um jogador que ajudou o time a ganhar títulos e vou mostrar a minha vontade e determinação a cada jogo, e quero agradecer ao blog por essa oportunidade e pela ótima iniciativa de divulgar a nossa equipe. Um grande abraço a todos e fiquem com Deus.

Tá aí a palavra do nosso ala Betinho, que com toda a certeza vai nos trazer muitas alegrias fora e dentro de quadra, pois é uma pessoa da melhor qualidade e um atleta do mais alto nível do profissionalismo. Torcemos por você Betinho!

Pós-Jogo - Telemâco Borba vs Copagril 19/03/10

A Copagril derrotou a equipe do Aquarius pelo marcador de 3x2 nessa noite (19) em Telemâco Borba. Os gols foram anotados pelos alas Rafael, Felipe e Betinho ainda no primeiro tempo.
O jogo começou com a Copagril mostrando a que veio, fazendo o goleiro Pedro e o sistema defensivo da equipe da casa trabalhar. E não demorou para o artilheiro do campeonato, Rafael logo abrir o placar. Com pouca motivação, a equipe de Telemâco Borba não mostrava nenhum poder de reação, fazendo assim a Copagril dominar todo o primeiro tempo e ainda ampliar o placar com Felipe e Betinho.
Porém no segundo tempo, o jogo que já era morno esfriou mais ainda, criando pouco e errando muito defensivamente, a equipe rondonense sofreu dois gols em jogadas de contra-ataque, mas felizmente foi só, e a equipe da Copagril apesar de ter jogado mal, volta com os três pontos para casa.

Resumo e análise: A verdade é que a Copagril esse jogo não jogou bem, conseguiu fazer os três gols por ser superior em todos os quesitos em relação a equipe de Telemâco Borba. Os dois gols que sofreu, em primeiro momento não foi nenhum erro individual, pois foram gols de contra-ataque. Porém por esse motivo, a falta de cobertura no sistema defensivo originou os gols e isso sim pode ser considerado um erro, não individual mas sim coletivo! Era evidente que a equipe do Aquarius jogaria na retranca, me surpreendeu de não jogar todo atrás e sim de marcação no meio da quadra pra trás. Mas mesmo assim os gols e os contra-ataques poderia ser facilmente evitados se a cobertura fosse feita.
Não dá pra condenar jogador de errar gol, mas a Copagril perdeu alguns gols que poderiam ter deixado o placar mais confortável a ponto de matar o jogo. Sendo assim, como isso não foi feito, o Aquarius achou dois gols e quase empatou com a Copagril, o que seria um mal resultado para a equipe rondonense, que repito, é uma equipe inteiramente superior a Telemâco Borba!
Porém a equipe venceu e agora já pensa no Marreco.

Melhor do Jogo: Pedro. O goleiro do Aquarius mostrou ser um jovem de valor, evitou alguns gols da Copagril e ainda apresentou bons chutes e passes indo como goleiro linha no final do jogo.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Pré-Jogo - Telemâco Borba vs Copagril 19/03/10


A Copagril encara amanhã (19/03) seu primeiro desafio fora de Marechal Cândido Rondon pelo campeonato paranaense. Trata-se da equipe Aquarius de Telemâco Borba que estreiou ontem (17/03) perdendo o jogo contra o Umuarama pelo placar de 8x3.
Apesar da goleada sofrida, a equipe de Aquarius se diz tranquila, que espera um jogo forte contra a Copagril, mas que jogando em casa busca a vitória.
A Copagril partiu hoje para enfrentar seu desafio e levou os seguintes atletas: Léo Oliveira, Baranha, Renan, Jorge Mário, Rafael, Felipe, Betinho, Edu, Dilvo, Marquinhos e Chico Paulista. (Porém um ficará de fora).
A Copagril não poderá contar com Dyego machucado e Gadeia, Danilo e Fabinho que ficaram em Marechal Cândido Rondon por conta do revezamento devido a regra que exige dois sub-20 no banco.
Infelizmente ainda não saiu a relação dos atletas do Aquarius, portanto não poderei trazer a informação sobre a equipe para vocês. Mas posso adiantar que pelo o que eu ouvi no jogo contra o Umuarama, a equipe de Telemâco Borba que volta a Série Ouro esse ano é uma equipe muito fraca, talvez até mais fraca que a equipe de Clevelândia, pois grande parte do elenco são jogadores sub-20 recém formados para o futsal profissional. E sinceramente, hoje em dia a experiência conta e muito.
Também acho que a goleada sofrida lá em Umuarama abale um pouco os jogadores, pois pegar a equipe da cidade da amizade, e dois dias depois pegar a atual campeã, é pra abalar e muito!
Vejo somente um único ponto positivo para a equipe do Aquarius, o fator casa! Mas a vitória deles é muito improvável.. sem desmerecer a equipe de Telemâco Borba, mas a Copagril é inteiramente superior!

Eu acredito que a Copagril saia jogando com a seguinte formação:
Baranha
Renan
Edu
Rafael
Marquinhos

E como conseqüência do jogo passado, acredito também que depois de uns cinco, seis minutos o professor Xavier irá mudar toda a equipe, colocando os seguinte jogadores:
Baranha
Jorge Mário
Felipe
Betinho
Dilvo (Chico)

E no decorrer do jogo, o professor Xavier irá formar outros esquemas, variando os jogadores, deixando em quadra Felipe com Rafael, Chico com Edu e por aí vai. No resumo, todos irão jogar, menos o goleiro reserva (no caso, Léo Oliveira).

Resumo: Um resuminho rápido e objetivo. A Copagril tem tudo para golear a equipe da casa, com certa tranqüilidade. É só não deixar espaços para contra-ataques que o goleiro Rondonense sequer será muito exigido, pois Telemâco Borba é uma equipe que joga semelhante a Clevelândia, pois suas limitações os impõe a tal ato.
Acredito que o jogo também seja semelhante ao último, pois se o Aquarius jogar na retranca, a Copagril irá chutar muito ao gol, mas como retranca é praticamente se segurar lá atrás e se jogar em direção a bola, a equipe rondonense terá que ser criativa e ter uma finalização muito boa para logo matar o jogo. Acho que o jogo termina com um placar de 6x1, 7x2 para a Copagril, com o total domínio do jogo. Boa sorte Copagril!

Copagril viaja para enfrentar seu segundo desafio no estadual


No inicio da tarde desta quinta-feira (18/03) os atletas e comissão técnica da equipe da Copagril/Faville/Dalponte/MCR Futsal embarcaram rumo à cidade de Telemâco Borba para na noite de sexta-feira (19/03) enfrentar a equipe do Aquarius Futsal pela segunda rodada do Campeonato Paranaense de Futsal Chave Ouro.

Foram relacionados para este jogo os atletas, Marquinhos (05), Jorge Mário (15), Dilvo (27), Renan (14), Rafael (20), Felipe (06), Betinho (11), Chico Paulista (17), Edu (30) e os goleiros Baranha (01) e Léo Oliveira (30).

O jogo está marcado para as 19:30 hr no Ginásio Heitor de Alencar e terá cobertura completa da Radio Difusora AM e do Blog Copagril Futsal.


Por:

Juviane Rodrigues Borgmann

Assessoria de Imprensa Copagril

Cooperativa Agroindustrial Copagril

Fone: (45) 3284-7630

Celular: (45) 9941-3313

Site: www.copagril.com.br

segunda-feira, 15 de março de 2010

Sub-20! A obrigação no Paranaense.

Para quem não sabe, a regra das equipes de ter no mínimo dois sub-20 está de volta, depois de um "curto" ano!
É um assunto polêmico, pois alguns concordam com tal regra, e outros já discordam! Mas é um bom assunto a ser abordado aqui, até para explicar o porque da Copagril ter jogado com dez na estréia do Paranaense. E será com dez que vamos terminar a primeira fase!

A regra é simples! Os times são obrigados a ter dois sub-20 no banco, caso o contrário só poderão relacionar dez para o jogo (com os sub-20 o máximo é doze), até o final da primeira fase, logo após doze jogadores de qualquer idade poderão ser relacionados.
Agora eu entro na seguinte questão.. Essa obrigatoriedade é algo favorável ou prejudicial ao futsal paranaense no geral?
Eu entendo perfeitamente que a intenção da federação é das melhores, querer ajudar as equipes a revelar bons nomes, querer ajudar o próprio estado a ter opções estaduais de contratações, porém eu acho prejudicial essa obrigação!
Vou pegar o exemplo mais recente, a da própria Copagril contra o Clevelândia.
Quem esteve no jogo viu que na arquibancada tinha bons jogadores "sobrando", e só não estavam relacionados devido a regra, que ocupou dois fantasmas no banco!
Ano passado foi melhor, se sobrava jogador era porque ninguém estava machucado/suspenso, mas caso o contrário raramente sobrava, porque abria duas vagas, sem a obrigação de ter os sub-20.
E o que o técnico pode fazer nessa situação? Ou relaciona somente um goleiro, correndo o risco do mesmo se machucar, ser expulso no jogo e de vez prejudicar o time. Ou cumpre a tal regra, mantendo dois sub-20 no banco e dificilmente usar-lo pois sinceramente, hoje em dia ver alguém com menos de 20 anos atuando em nível profissional no Brasil é coisa rara.
Mas simples, contrata dois e deixa no banco.. vai colocando aos poucos para pegar experiência !
Mas e aí? Simples assim mesmo? E o salário? Vale a pena pagar mensalmente para dois jogadores que dificilmente renderão o que o técnico quer (marcação, apoio e ataque)? Provavelmente os torcedores tacharão o técnico de queimar os prata-da-casa, provavelmente os o torcedores tacharão os próprios jogadores sub-20, e é aí que a questão aparece novamente, isso é a evolução do futsal?
Eu acho bem mais válido a federação paranaense dar chances aos sub-20 fazendo um campeonato, ou regional, ou estadual dos mesmo, dar um grande destaque a isso. Aí sim eles crescerão e terão oportunidades de verdade nos times profissionais, e não ficarão mofando no banco de reserva, tirando duas vagas de quem já está preparado. Até porque, se tiver algum sub-20 a nível profissional, com toda a certeza a equipe irá pegar, isso é óbvio!
Então eu concluo meu pensamento de que é prejudicial essa regra. É claro que respeito aos que pensam ao contrário, mas essa é minha opnião e resolvi expor para todos refletirem e discutir amistosamente o assunto.

sábado, 13 de março de 2010

Pós-Jogo - Copagril vs Clevelândia 13/03/10



A Copagril Futsal iniciou o Campeonato Paranaense Série Ouro de forma similar ao ano passado, pois jogou em casa, conquistou os três pontos, fez 5x2 e novamente no goleiro Fernando (ex-São Miguel).
A equipe rondonense não contou com o jogador Dyego que se machucou hoje cedo, e com o ala Edu que sentiu um incomodo na perna... além de Chico Paulista, Fabinho e Danilo que devido ao banco completo, ficaram de fora.
Ao entrar das equipes, a Copagril homenageou o ex-jogador Robson que faleceu no sábado passado, com uma faixa contendo os seguintes dizeres "Robson, a Copagril futsal se orgulha de você ter feito parte da nossa história". E temos mesmo!
O jogo começou e como já era de se imaginar, a Copagril em seu primeiro ataque já obrigou o goleiro Fernando a fazer uma boa defesa. E depois foi somente Copagril, atacando de todas as maneiras, a bola só não entrava devido ao goleiro e a zaga que travava tudo.
Ficou claro que a equipe de Clevelândia ia jogar na retranca e quando tivesse a oportunidade de contra atacar, faria! E foi assim que o primeiro gol do jogo saiu, em uma jogada errada da Copagril, o pivô Maravilha completou de cabeça para o gol vazio, abrindo o placar para Copagril 0x1 Clevelândia.
Porém menos de um minuto depois, o ala e capitão da equipe Rafael empatou o jogo após um chute no cantinho, fazendo assim a comemoração da equipe grená parar por aí.
E o jogo seguiu assim, com a equipe rondonense atacando e não conseguindo colocar a redonda lá dentro, e a equipe de Clevelândia na retranca, se defendendo e partindo no contra ataque.
Porém novamente a equipe de Clevelândia passou na frente do marcador, depois de um novo contra ataque, após boa jogada do goleiro Fernando no meio da quadra.
Mas a Copagril era inteiramente superior a equipe grená, mandando no jogo, tomando todas as ações ofensivas para si, não teve "dificuldades" em logo virar o jogo e ampliar para 5x2. Gols de Rafael, Gadeia, Rafael e Jorge Mário (o último que após o gol homenageou Robson beijando a faixa, pois é o único remanescente da equipe que jogou com Robson em Rondon).

Placar Final: Copagril 5x2 Clevelândia

Resumo: A Copagril começou bem o campeonato, apesar dos sustos, jogou bem melhor o tempo todo, foi só ataque, e soube se defender bem. O goleiro Léo Oliveira só trabalhou em dois lances, pois a equipe de Clevelândia chutou a gol quatro vezes, duas entrou, duas o Léo defendeu e o resto sequer no gol ia.
O resultado só não foi mais elástico para a Copagril por causa que as finalizações da equipe rondonense não saia com tanta qualidade, a maioria fáceis para o Fernando defender.

Homem do Jogo: Rafael. Pois além do hattrick, sempre que estava em quadra descolava bons passes e finalizações, além da cobertura defensiva que esteve impecável.
E também gostei do jogo de hoje do Betinho, jogou simples, tocou bem a bola, finalizou bastante e sempre que dava, partia para cima.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Pré-Jogo - Copagril vs Clevelândia 13/03/10



Amanhã (13/03) a equipe rondonense inicia a temporada estadual em busca do bi campeonato diante da novata equipe de Clevelândia, às 20h no Ginásio Ney Braga, em Marechal Cândido Rondon.
A Copagril conta com os seguintes fatores positivos: A equipe estará 100% completa, com todos os atletas a disposição do técnico Marquinhos Xavier. Também conta com o apoio da torcida, pois vai iniciar o campeonato jogando em casa. E o último e talvez mais importante fator, é que a equipe já disputou um campeonato de alto nível esse ano e por isso, está entrosada e com alguns erros corrigidos.
Já a equipe de Clevelândia não fez uma pré-temporada ao mesmo nível que a Copagril (enfrentar adversários como ACBF e Cortiana), e também é um time com muitas caras novas em relação a 2009 e por isso o desentrosamento pode pesar contra a equipe.
Eu considero o grande e talvez único fator positivo para o Clevelândia o fato de que o adversário seja a Copagril, pois é o atual campeão e teria um "gostinho" diferente derrotar a equipe rondonense em pleno Ney Braga. Também a sensação de jogar a Chave Ouro e iniciar o campeonato com os três pontos fora.

Elenco Clevelândia:
Goleiros:
Nando (01)
Renato (02)
Fixos:
Pixe (04)
Kissuco (09)
Marcelinho (15)
Caio (21)
Alas:
Naninho (03)
Baxinho (05)
Diesciko (07)
Ruaro (08)
Leandrinho (13)
Mangueirinha (14)
Pivôs:
Rafa (10)
Maravilha (17)
Schuck (19)

A equipe da Copagril, baseando-se pelos amistosos e o II Torneio de Gramado deve sair jogando com a seguinte formação:
Léo Oliveira
Renan
Rafael
Gadeia
Marquinhos

Já a equipe de Clevelândia por ser novata no campeonato e por eu não ter conseguido nada a respeito do time a não ser a relação dos atletas, não posso arriscar dizer como a equipe vai sair jogando, com qual postura ou até mesmo algo sobre os jogadores. Mas posso afirmar que se a Copagril não matar logo o jogo, abrir dois ou mais gols de diferença até os cinco, seis minutos finais, a equipe de Clevelândia vai ir pra cima com toda a certeza, pois o empate para eles não seria de todo ruim.

Resumo: A Copagril por jogar completissima e com o apoio da torcida, além de ser uma equipe melhor tecnicamente, não pode pensar em outro resultado a não ser a vitória.. um empate ou uma derrota seria algo desastroso. Arrisco dizer que o jogo vá terminar 5x0, 5x1 para a equipe rondonense, com uma certa tranqüilidade e domínio da partida o jogo todo.

Copagril está preparada para a estréia.


COPAGRIL/FAVILLLE/DALPONTE/MCR FUTSAL ESTRÉIA AMANHÃ NO ESTADUAL

Atual campeã, a Copagril/Faville/Dalponte/MCR Futsal estréia amanhã (13/03) no Campeonato Paranaense de Futsal Série Ouro diante do Clevelândia, equipe que subiu da Série Prata do estadual devido à desistência do Pato Branco.

Apesar da ansiedade a equipe está preparada para buscar o Bi Campeonato, foram mais de 40 dias de preparação intensa através de treinamentos físicos e táticos, alem da participação no II Torneio Cidade de Gramado onde enfrentou equipes de renome nacional e terminou como vice-campeã, a equipe rondonense também realizou vários amistosos regionais.

“A evolução vai acontecer durante a competição, mas nossa equipe está pronta para a estréia. Temos jogadores experientes e o grupo está bem integrado, isso facilita muito”, diz o preparador físico Roberto Nunes.

COPAGRIL/FAVILLE/DALPONTE/MCR FUTSAL

X

AEC/CAMIFRA/PREFEITURA de Clevelândia

DATA: 13/03/2010

HORÁRIO: 20:00 HR

LOCAL: GINÁSIO NEY BRAGA - MCR

Os ingressos para este jogo estão sendo vendidos nos locais de costume pelos valores abaixo.

Antecipado:

GERAL: R$ 5,00

ESTUDANTE: 2,50

Na hora:

GERAL: R$7,00

ESTUDANTE: R$ 3,50


Por:

Juviane Rodrigues Borgmann

Assessoria de Imprensa Copagril

Cooperativa Agroindustrial Copagril

Fone: (45) 3284-7630

Celular: (45) 9941-3313

Site: www.copagril.com.br